7 MOTIVOS PARA VISITAR MADRI
- Bruno
- Destinos no Mundo
- Acessos: 962
Desde que a reabertura da Espanha foi anunciada, muita gente começou a pesquisar todo tipo de informação sobre a região. Porém, tem um nome que se repete bastante nas buscas: Madri. E faz todo o sentido, né? Afinal, a capital do país respira arte, além de ter a seu favor avenidas elegantes, uma arquitetura única, parques bem cuidados e museus belíssimos.
Em linhas gerais, Madri é uma das responsáveis por fazer da Espanha um dos países mais visitados do mundo. Mesmo porque ele só fica atrás da França, disputando com os Estados Unidos o segundo lugar no ranking. Já tá sentindo bater aquela vontade de fazer uma trip pra lá? Então leia este post atentamente, pois vamos listar 7 motivos para visitar Madri o quanto antes!
7 MOTIVOS PARA VISITAR MADRI
1. Chove pouco e o destino é lindo o ano inteiro
Antes de mais nada, aqui vai um dado que talvez você não saiba: Madri tem clima bem seco. Ou seja: chove pouco ao longo do ano, o que favorece os passeios pela cidade, é verdade, mas também exige que você ande pra lá e pra cá com uma garrafinha de água. Ao mesmo tempo, aposte com tudo na hidratação da pele e dos lábios, OK?
Isso é especialmente importante ao longo do verão, sobretudo em julho e agosto, já que os termômetros podem superar os 40°C. Inclusive, nesta época o sol costuma se fazer presente até 21h30, o que faz as noites serem tão quentes quanto os dias. Quer fugir do calor? O inverno pode ser uma boa pedida, embora ele não seja tão intenso quanto em outros países da Europa. Neva pouco por ali e, entre o final de fevereiro e o começo de março, prepare-se para encarar de 3°C a 8°C.
Se você não gosta de extremos, vá para Madri na primavera (a partir de março) ou no outono (entre setembro e novembro). Seja para curtir o destino na companhia das flores ou com as folhas cobrindo o chão, você vai ver que a cidade é linda sempre.
2. Madri é para todos os bolsos (inclusive na hora de comer)
Além de ser conhecida por suas elegantes avenidas, Madri também pode ser um prato cheio pra quem não quer gastar muito. Isso porque dá pra se locomover muito bem de transporte público por toda a cidade. Da mesma forma, você vai ver que na hora de comer não é difícil encontrar opções com preços acessíveis. E não se preocupe com a qualidade, visto que os espanhóis, assim como os vizinhos portugueses, manjam tudo de gastronomia. Não é à toa que esse item tá na nossa listinha de motivos para visitar Madri.
De quebra, muitas atrações, como parques e museus, costumam ter entradas gratuitas. Em alguns casos, eles oferecem entradas francas em dias e horários específicos, portanto fique atento(a) a isso, combinado? Um(a) agente de viagens pode te ajudar com essa parte também 😉
3. Tem passeios e cultura de sobra
Conforme já falamos no comecinho deste post, Madri esbanja história, arte e cultura. E sabe o que isso significa? Simples! Você pode curtir e vivenciar tudo isso por meio de diversas opções de lazer. Uma delas é o Parque el Retiro, criado no século 17 e dono de uma beleza clássica. Se quiser, fique à vontade para alugar um barquinho e remar pelo lago, a fim de absorver toda a tranquilidade do local.
O parque, que não é nada pequeno, abriga o Palácio de Cristal, uma das sedes do Museu Reina Sofia. Por isso mesmo, o lugar recebe diversas exposições. Fique com a câmera ou o celular a postos, porque, acredite!, você vai querer tirar muitas fotos dele.
Pensa que acabou? Que nada! Dentro do parque fica também o Palácio de Velázquez, que data de 1883. Atualmente, assim como o Palácio de Cristal, é utilizado como sala de exposições temporárias do Museu Reina Sofia.
Em outras palavras, reserve boas horas para caminhar pelo parque, uma vez que ele tem mais de 15 mil árvores e quase 120 hectares. E aproveite também para observar estátuas e imagens em referência aos monarcas. Esse é o caso do Monumento a Afonso XII e do Passeio das Estátuas (ou Paseo de la Árgentina), por exemplo. Outra parada imperdível é para conferir a Fonte do Anjo Caído.
4. Os museus estão entre os mais famosos do mundo
Antes de qualquer coisa, se você se amarra em museus, Madri é o lugar certo! A capital da Espanha é um lugar privilegiado para se conhecer a cultura do país. Lá estão localizados alguns dos museus mais importantes, como o Museu Reina Sofia, o Thyssen-Bornemisza e o ilustre Museu do Prado. Além de suas arquiteturas admiráveis, lá você encontrará algumas obras dos artistas mais famosos da Espanha, como Velázquez, Goya, El Greco e Pablo Picasso. Sendo assim, programe-se direitinho pra conseguir visitar pelo menos esses três, viu?
5. Dá pra conhecer a casa do Real Madrid
Consegue imaginar como deve ser legal conhecer a casa do Real Madrid, um dos maiores campeões do futebol espanhol? Pois o Estádio Santiago Bernabéu é aberto ao público! Quem quiser pode fazer um tour completo pelo estádio de um dos maiores times do mundo e visitar a sala de troféus, os vestiários e até mesmo passar pelo banco de reservas dos jogadores.
Para completar, os visitantes podem ver de perto alguns objetos que marcaram a história do clube, como uniformes, bolas e fotografias. Tudo isso com suporte audiovisual para enriquecer a experiência. Até para quem não ama futebol esse passeio vale a pena, por isso deve estar na sua relação de motivos para visitar Madri.
6. A gastronomia é única
Podemos afirmar sem medo que a gastronomia em Madri é única! Por falar nisso, você sabia que é lá onde fica o restaurante mais antigo do mundo? Ele entrou para o Guinness Book e se chama Sobrino de Botín. Uma vez lá, não deixe de pedir o famoso cochinillo, leitão assado famoso na região. Hmmmm!
Quem vai pra Madri – e para qualquer outro lugar da Espanha, aliás – se depara com uma infinidade de opções e pratos saborosos de acordo com o seu perfil. Isso porque o destino oferece desde restaurantes mais sofisticados a taperias e gastrobares, que também são ótimas pedidas. Caso você não conheça, as taperias são os lugares que servem as famosas tapas (ou seja, petiscos e aperitivos).
O cozido madrileno e a paella são apenas alguns dos pratos típicos imperdíveis para quem visita a cidade. Portanto, nada de fazer dieta nessa viagem, hein?
7. É fácil ir de Madri para outras cidades espanholas
Como falamos no início do post, Madri está localizada bem no centro da Espanha, o que significa que é fácil ir de lá pra qualquer outro lugar do país. Logo, durante a sua estada em Madri, aposte em viagens bate-volta para outras cidades, como Toledo e Segóvia. Afinal de contas, a Espanha reserva muitos locais que valem a pena conhecer.